.........................Desenhista Artístico e Gráfico, Artista Plástico, Caricaturista e Cordelista.......................

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

PEDIDO DO MEU AMIGO GIBSON

           Postagem do amigo Gibson Machado em seu Blog Ceará-Mirim
Cutura & Arte em Férias no Rio Grande do Sul. Vale apena ler....

                          PASO DE LOS LIBRES - ARGENTINA


Paso de los Libres, mais conhecida pelos uruguaianenses como Libres, é uma cidade Argentina da província de Corrientes, na fronteira com o Brasil, na margem ocidental do Rio Uruguai. A cidade é relativamente pobre e, segundo o censo de 2001, possui 43.805 habitantes. Para os brasileiros seu principal ponto turístico é a vista para a cidade brasileira de Uruguaiana, com a qual faz fronteira e é ligada através da Ponte Internacional Uruguaiana-Paso de los Libres. Na cidade de Libres estão localizados restaurantes apreciados pelos uruguaianenses, com destaque para as parrillas e massas, La Farola e e Don Alejandro. Também há o cassino Rio Uruguay, muito frequentado por brasileiros. Outro grande atrativo da cidade para os brasileiros é fazer compras, com destaque para queijos, cervejas - vendidas em garrafas de um litro, azeites de oliva, vinhos, alfajores, torrones e roupas. Todos esses produtos são de qualidade muito superior aos similares brasileiros e os seus preços são mais convidativos.
Visitando a cidade pude observar que a valorização da arte e cultura é bem forte, pois a intendência (prefeitura) da cidade cria espaços em toda a cidade para exposição de painéis artísticos criados por artistas do mundo inteiro.
Esse projeto foi projetado pela artista plástica Cristina del Castillo, a partir de 2004 em criou murais com criações pessoais.

A artista convidou artistas do mundo inteiro a enviar uma placa de cerâmica feita a mão com um tema livre, sem descriminação e sem nenhum custo.
Respondendo a convocação, 1500 artistas da Argentina e do estrangeiro realizaram suas obras para o projeto de arte coletivo: “Placas de Artistas”.



                                                  Placas de Artistas

No mural, o individual passa a formar parte de um todo adquirido um novo significado.
Os murais foram instalados em vários lugares da cidade de Paso de los Livres, na província de Corrientes, Argentina.
Foram realizadas três edições do projeto, 2004, 2007 e 2009, nelas participaram 1500 artistas de 37 países.
Os países participantes através de seus artistas, mostram com as Placas de Artistas, a queda das barreiras em que colaboram com a vontade participativa de um mundo ansioso por igualdade de oportunidades e principalmente de paz.
Os murais contribuem também para o acesso à produção artística regional e internacional.
Seria importante que pensássemos um projeto semelhante para nossas praças e que fizéssemos uma campanha com os artistas locais e convidados internacionais.
Farei um projeto baseado no Placas de Artistas na E. E. Otto de Brito Guerra onde os artistas serão meus alunos do ensino médio.


      Escultura de um embrião no interior de um ovo

Área cercada onde os artesãos fazem exposições permanentes na praça San Martín

QUARTA-FEIRA, 29 DE DEZEMBRO DE 2010


VISITANDO URUGUAIANA - RS


                          As Vanildes às margem do rio Uruguai - clube do Cantão


Dia 25/12 saímos minha mãe e eu, para visitar familiares na cidade de Uruguaiana, Rio Grande do Sul.
Essa história começou no final dos anos1950 quando Walter Machado, irmão de minha mãe, era fuzileiro naval e foi designado para trabalhar na fronteira Brasil/Argentina. Nesse período conheceu Nicolarsa, com quem casou.
Walter gostava muito de sua irmã Vanilde e, para homenageá-la, colocou seu nome na primeira filha do casal. A criança não sobreviveu, então, quando a segunda filha nasceu, ele voltou a colocar o nome de Vanilde.
No inicio dos anos 1960 minha mãe iniciou uma correspondência com sua sobrinha Vanilde, na época ela estava com 4 anos e sua primeira carta foi um desenho de um coelhinho da páscoa. A partir daí elas nunca mais pararam de se comunicar.
A história dessa amizade ultrapassou o tempo e as novas tecnologias, pois a correspondência iniciou através de cartas, quando apareceu o telefone, na década de 1970, o contato foi, também, através do telefone. Atualmente elas falam diariamente, na internet.
Minha mãe realizou seu maior sonho: conhecer a sobrinha querida. Quando chegamos a Uruguaiana foi uma verdadeira festa. Elas estavam muito felizes. Até hoje ainda não acreditam que estão juntas e que realizaram esse encontro tão esperado.
A fundação de Uruguaiana deu-se em 24 de fevereiro de 1823, e a emancipação política e administrativa em 29 de maio de 1846.
O município nasceu sob a proteção da Bandeira Farroupilha, fundada pelo Ministro da Fazenda Riograndense, Domingos José de Almeida, julgando necessário a instalação de uma povoação à margem esquerda do Rio Uruguai, fronteira com a Argentina.
Pelo Decreto nº21 de 24/02/1823, foi criada uma capela denominada Capela do Uruguai A nova freguesia, chamava-se no início Santana do Uruguai, porém pela lei provincial nº 58, de 29 de maio de 1946, foi elevada a categoria de vila, a qual passou a chamar-se Uruguaiana.
Sua base econômica é a agricultura e a pecuária, com 80 mil hectares de arroz, e possui o maior rebanho de gado do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário